Siga-nos nas redes sociais!

Accademia del Lusso.png
CURSOS ESPECIALIZADOS NA ÁREA DE MODA,
DESIGN, FIGURINO E CARNAVAL

Seja você também um parceiro do IMRS

 
1/1
 

A ideia de criar o INSTITUTO DE MODA ROGÉRIO SANTINNI como um espaço direcionado à pesquisa, ensino e desenvolvimento no setor de vestuário bem como contribuir para a profissionalização do setor, foi sendo amadurecida pelo Professor Rogério Santinni, graduado em Design de Moda e Pós Graduado em Design de Estamparias, ambos pelo SENAI CETIQT (Centro de Estudos Tecnológicos da Indústria Química e Têxtil) e com especialização em Modelagem e Desenho de Moda pelo Istituto di Moda Burgo em Milão, no decorrer dos anos em que ministrou aulas de modelagem atuando como docente nas principais Faculdades de Moda do Rio de Janeiro, como o próprio SENAI CETIQT e a Faculdade Veiga de Almeida. Durante sua carreira, colaborou com empresas do setor de vestuário no Rio de Janeiro e São Paulo, desenvolvendo peças para desfiles e prestando consultorias de Modelagem, Desenho Técnico e CAD AUDACES em empresas e marcas expressivas no cenário da moda no Brasil. Conhecido como um dos principais designers de fantasias para escolas de samba do Grupo Especial e do Grupo A do Rio de Janeiro e também no desenvolvimento de figurinos para o Teatro e Televisão. 

No momento, atuando como empresário no seguimento de educação profissional em moda com o Instituto de Moda Rogério Santinni, há mais de 7 anos,  com uma grade de cursos que vai desde a Criação e o Desenvolvimento de Peças do Vestuário e Coleções de Moda, Desenho de Croquis e de Fichas Técnicas, Desenvolvimento de Modelagem Plana e em Tecidos Elásticos, Draping/Moulage, CAD Audaces 360 Modelagem e Encaixe, Audaces IDEA, Audaces 4D, Corte e Costura, Bordados Especiais, Correções do Vestuário, Técnicas de Upcycling na Moda, Produção de Moda e Stylist, Desenvolvimento de Figurinos, Design de Calçados, Design de Estamparias abrangendo toda a cadeia produtiva do setor. Contribuindo assim  com o crescimento profissional dos alunos e fomentando o aprimoramento de profissionais já estabelecidos no mercado a se atualizarem, para competir no mercado cada vez mais competitivo. Agora também iniciando nossas atividades em São Paulo, capital e em breve em todo o Brasil, com nossos cursos online.

 
 

Aqui você poderá conhecer nossos cursos, acessar nossa agenda disponibilizada e se informar sobre tudo o que for relacionado à períodos de duração e aos dias da semana e horários. Pode até mesmo saber que professor irá ministrar as aulas do curso do seu interesse.

 Aproveite e conheça também cada detalhe do conteúdo programático do seu curso e entenda como o INSTITUTO DE MODA ROGÉRIO SANTINNI prioriza o aprendizado de excelência e conquista cada vez mais admiradores por todo o Brasil.

Nossos cursos são direcionados a estudantes e apreciadores de moda, costureiros, alfaiates, modelistas, designers, stylists, figurinistas, carnavalescos, futuros profissionais do setor do vestuário e especialmente aos profissionais já inseridos no mercado de trabalho, que nos procuram para aprimorar seus conhecimentos e evoluir gradativamente em sua profissão.

Venha aproveitar o que há de mais relevante no ensino direcionado ao setor de produção de vestuário, agora com dois endereços no Rio de Janeiro e em breve na nova unidade em São Paulo!

Em breve por todo o Brasil com nossos cursos online!

 

Desenho Técnico (Novo)

MATRÍCULAS ABERTAS                               Professores: Rosane Rocha e Rogério Santinni

                           Módulo Básico:

Quarta-feiras - 9:00 às 12:00 Unidade São Cristóvão

Sexta-feiras - 9:00 às 12:00 Unidade Centro

Duração do curso: 3 meses 

No curso de Desenho Técnico, o aluno aprenderá a criar e desenvolver desenhos técnicos com as representações de modelos e também de medidas pertinentes ao modelo apresentado para a ficha técnica e a reconhecer a diferença entre croqui técnico e desenho técnico, utilizando processos manuais, como réguas exclusivas e escalímetros específicos para a execução. Além de utilizar referências bibliográficas direcionadas ao desenvolvimento de detalhes e representações de vestuário.

                           Módulo Avançado:

Quinta-feiras - 9:00 às 12:30 Unidade São Cristóvão

Terça-feiras - 9:00 às 12:30 Unidade Centro

Duração do curso: 3 meses

Neste módulo o aluno aperfeiçoará seus conhecimentos em modelos mais elaborados e aprenderá através de software Corel Draw, desenvolvendo a representação de maneira acertada e exigida nas empresas do setor de vestuário. Além disso, os alunos ainda vão conhecer e aprender a desenhar com rapidez e eficiência, colorindo, acrescentando transparências e aplicando imagens em estampas corridas ou localizadas com o software Audaces IDEA 360, uma ferramenta indispensável para as empresas que pretendem atuar de maneira inteligente no mercado, otimizando o tempo no setor de desenvolvimento e com isso, desonerando custos relacionados a estes processos. 

Este curso é direcionado a:

Profissionais da área de moda em geral, designers, designers de estamparia, estilistas, ilustradores de moda e figurino, cortadores, costureiras e modelistas, desenhistas em geral, estudantes universitários e à pessoas apaixonadas por moda e design.

Modelagem de Roupas de Festa e Noivas

MATRÍCULAS ABERTAS                                                              Professor: Rogério Santinni

                           Módulo Intensivo:

Quarta-feiras - 13:30 às 17:30 ​​Unidade São Cristovão 

Sexta-feiras - 13:30 às 17:30 Unidade Centro

Duração do curso : 6 meses

Neste curso, você aprenderá a desenvolver a modelagem corporal, das partes  superior, inferior longa e mangas, através de tabelas de medidas e sob medida de corpos reais. A partir dessas bases, serão desenvolvidos modelos de corseletes e saias longas direcionadas às interpretações de modelos de vestidos de festa, com amplo estudo de estruturas internas e análise detalhada de ajustes e acabamentos de alta costura. Interpretações de modelos completos em tamanho real e alguns em miniaturas por escala, para exercitar o reconhecimento de modelos e a quantidade de materiais variados (tecidos) a serem utilizados em cada modelo. Entre os modelos da parte superior a serem realizados estão o Tomara-que-caia com dois ou mais recortes, com pregas religiosas ou diagonais a partir de transferências de pence, o Frente Única, o Meia-taça, o Ombro a ombro, Ombro Único, Cava em Jota, modelo Cache-coeur,  com detalhes em tule, com recortes sinuosos, decotes profundos que necessitam de maior atenção nos ajustes, entre outros. Na parte inferior, saias longas ajustadas e volumosas, variações de saias Godê, Evasês, Balonês, variações de Sereias lisas e com recortes para criar volumes frontais, além do desenvolvimento de modelagens de anáguas, tipos de forrações e de caldas para cada modelo de vestidos de noivas e de festa que você desejar interpretar.

Este curso é direcionado a:

Profissionais e estudantes da área de moda em geral, designers de moda, estilistas, ilustradores de moda, modelistas, costureiras, proprietários de ateliês de roupas de festa e noivas e locação de vestidos, estudantes universitários e à pessoas apaixonadas por moda e design.

Montagem(Costura) de Roupas de Festa e Noivas

MATRÍCULAS ABERTAS                                 Professores: Virgínia Ecard e Mariana Salles

 

                           Módulo Intensivo:

Quarta-Feiras - 13:30 às 17:30 Unidade São Cristóvão

Quarta-Feiras - 09:00 às 12:45 Unidade Centro                                              

Duração do curso: 6 meses                                                                                         

Neste curso você aprenderá a executar os principais processos e técnicas de costura para construção de modelos diversos e a conhecer as etapas de montagem de roupas de festa e detalhes essenciais da construção de vestidos de noivas, como aplicações de zíper invisível simples, aplicações de zíper de reforço (interno), tipos e técnicas de aplicações de barbatanas de metal, plásticas e costuráveis, costuras enviesadas, faixas, aplicações de colchetes especiais, casinhas de noiva, aselhas e etc... Conhecerá os processos de bainhas com ajustes de arredondamento, bainhas para embutir no forro, bainhas em tecidos finos com elastano, bainhas  de lenço, aplicações de jabour com ponto luva, embutimento de peças, métodos de franzimentos, drapeados e montagem de pregas, aplicações de viés manual e com aparelhos, entretelamento e montagem de forros, montagem de bojos, união de  detalhes em tule ao tecido plano, métodos de corte e de aplicações de rendas sobre o tule e técnicas inovadoras de franzimento, exclusivas para a montagem de anáguas de maneira mais rápida e acertada. Tornando possível a execução de qualquer peça de vestuário neste segmento.

Este curso é direcionado a:

Profissionais e estudantes da área de moda em geral, designers de moda, estilistas, ilustradores de moda, modelistas, costureiras, costureiras pilotistas, proprietários de ateliês de roupas de festa e noivas e locação de vestidos, bordadeiras,estudantes universitários e à pessoas apaixonadas por moda e design.

Alfaiataria Masculina Tradicional 

MATRÍCULAS ABERTAS                                              Professor:  William Alcântara (Alfaiate)

                           Módulo Intensivo:                                                    

 

Quinta-feiras - 18:00 às 22:00 Unidade Centro

Duração do curso: 7 meses

​​

Neste curso você aprenderá a traçar modelagens das principais peças do vestuário da alfaiataria masculina tradicional, praticadas nas maiores e mais conceituadas alfaiatarias ao redor do mundo. Um curso projetado para atender aos estudantes de moda e a futuros profissionais que desejarem ingressar no mercado seleto da Alfaiataria. Também aos admiradores desta técnica desenvolvida há centenas de anos para atender aos altos padrões exigidos pelos homens mais bem vestidos. Nele o aluno irá conhecer as variações dos modelos desde a sua criação, até desenvolver as peças que compõem este conjunto como, coletes forrados, calças com acabamentos e enchances para futuros ajustes e principalmente paletós confeccionados com todas as técnicas e alinhavos manuais, aplicações de entretelas, casas manuais com marcações e aplicações de botões, variações de modelos e muito mais. Num segundo momento, iniciará o aprendizado da montagem dessas peças, com técnicas aplicadas no desenvolvimento dessas peças, com montagem de bolsos embutidos, bolsos internos, golas com acabamento em feltro moldadas com o ferro, montagem de forros, montagem da calça social que complementa o paletó no conjunto do terno, com modelagem traçada diretamente sobre o tecido e muito mais. Tornando possível confeccionar peças em qualquer medida e modelo sabendo reconhecer as diferenças entre peças sob medida e peças confeccionadas industrialmente.

Este curso é direcionado a:

Profissionais e estudantes da área de moda em geral, alfaiates, designers de moda, estilistas, ilustradores de moda, modelistas, costureiras, costureiras pilotistas, modelistas masculinos, estudantes universitários e à pessoas apaixonadas por moda e design.

Corte e Costura Básico

MATRÍCULAS ABERTAS                               Professor(a): Maria Alice  e  Rogério Santinni                                                                                                                    

                    Módulo Básico                                                                                       

Segunda-feiras - 13:30 às 17:30 Unidade São Cristóvão 

Quarta-feiras - 18:00 às 22:00 Unidade Centro

Duração do curso: 4 meses                                                                                 

Este curso é pra você, que é apaixonado por moda como nós e está querendo conhecer melhor este mundo e este hobby milenar que é uma verdadeira arte, a costura. Neste curso você entenderá os processos de corte manual entendendo a importância do sentido do fio do tecido, conhecerá a fundo os tecidos em sua trama, urdume e viés, assim como a ourela dos tecidos e muito mais. Aprenderá a costurar variados tecidos planos e com texturas diferenciadas compreendendo suas especificidades e seus processos de montagem em peças básicas do vestuário, como saias e blusas, vestidos e calças, macacões e shorts como nas grandes empresas de costura. Conhecerá as principais técnicas e processos de costura e sua grande diversidade de aplicações e estilos com profissionais reconhecidos no mercado de moda. Realize seu desejo de aprender a costurar em máquinas industriais retas, zig e zag e overloques de 3 fios e de 5 fios e duas agulhas, para montar os exercícios sugeridos em sala de aula. Aprenda também a utilizar acessórios, para facilitar suas costuras e lhe proporcionar melhor acabamento em suas peças, com recortes, franzidos, pregas, decotes variados, golas, mangas, fendas, cós reto e anatômico, abotoamentos, acabamentos internos, bainhas, embutimentos e muito mais. 

Este curso é direcionado a:

Profissionais e estudantes da área de moda em geral, designers de moda, blogueiros, estilistas, ilustradores de moda, modelistas, costureiras, costureiras pilotistas, cortadores, gerentes de produção, donos de confecção, bordadeiras, estudantes universitários e à pessoas apaixonadas por moda e design.

Modelagem em CAD Audaces 360 

MATRÍCULAS ABERTAS                      Professor(a): Rogério Santinni e Priscila Carvalho

                    Módulo Básico

Sexta-feiras: 18:00 às 21:30 Unidade São Cristóvão

 Segunda-feiras: 18:00 às 21:30 Unidade Centro 

Duração do curso: 3 meses

Neste curso o aluno, além de aprender fotografar e a a digitalizar modelagens de peças piloto para posteriores alterações de modelos e ou gradações de tamanhos, mantendo ou não o modelo original. O aluno aprenderá também a desenvolver encaixes automáticos simples, em blocos e com estampas localizadas, para corte de peças programadas em tamanhos diversos. Entenderá toda a técnica para operar o sistema de forma integrada, com didática facilitada e eficiente, mesmo para quem tem dificuldades em lidar com o computador.

                    Módulo Avançado

Sexta-feiras: 18:00 às 21:30 Unidade São Cristóvão

 Segunda-feiras: 18:00 às 21:30 Unidade Centro 

Duração do curso: 4 meses

Após conhecer o  sistema pelo Módulo Básico, o aluno aprenderá a desenvolver bases corporais em tamanhos de tabela de medidas e a interpretar modelos diretamente no sistema. Neste curso o aluno receberá conhecimento aprofundado de modelagem e entenderá os processos de interpretação de peças como, recortes, pregas, bolsos, pences, costuras, bainhas, gradações, espelhamentos, união de partes e etc... Nele você aprende a modelar e ao mesmo tempo também a desenvolver encaixes automáticos para corte de peças programadas em tamanhos diversos em conjunto, em blocos ou individualmente focando diretamente na demanda exigida atualmente nas empresas de confecção.

Este curso é direcionado a:

Profissionais e estudantes da área de moda em geral, cortadores, enfestadores, separadores, designers de moda, estilistas, ilustradores de moda, modelistas, costureiras, costureiras pilotistas, confeccionistas, faccionistas, estudantes universitários e à pessoas apaixonadas por computadores que desejam ingressar na carreira de moda e design.

Modelagem de Moda Praia

MATRÍCULAS ABERTAS                                                             Professor: Rogério Santinni

                      Módulo Completo:

Terça-feiras: 09:00 às 13:00 Unidade São Cristóvão

Sexta-feiras: 09:00 às 13:00 Unidade Centro

Duração do curso: 6 meses

Neste curso o aluno aprenderá a construção das principais bases corporais em tecidos elásticos como em  lycra e suplex a partir da técnica de draping/moulage sobre manequim de prova Draft tamanho 40 (M). A partir destas bases, o aluno aprenderá a desenvolver modelos básicos do segmento de vestuário em moda praia, conhecendo seus principais acabamentos e possibilidades de interpretações de modelos de partes superiores a partir da base do top, com modelos de sutiãs cortininhas com rolotês ou viés, modelos em faixa, tomara-que-caia, halter tops, modelos torcidos, transpassados, franzidos, com elástico ou viés, embutidos, com pences entre outros. Nas partes inferiores, modelos variados de calcinhas de biquinis, interpretando a partir da base, do hot pant ao modelo de lacinho, passando pela calça básica e modelos de amarrações e detalhes laterais, com acabamentos em viés ou elásticos rebatidos.  Modelos com elásticos embutidos que irão compor os conjuntos. O aluno também conhecerá as técnicas e os processos de gradação de tamanhos e a interpretar modelos de  maiôs, bodies  modelos com bojos pré moldados ou modelados diretamente em materiais elásticos modelos a serem desenvolvidos que poderão conter inserções de aro de metal, argolas, macramês, pingentes e etc... 

Este curso é direcionado a:

Profissionais e estudantes da área de moda em geral, designers de moda, estilistas, ilustradores de moda, modelistas, costureiras, costureiras pilotistas, faccionistas de moda praia e fitness, bordadeiras, estudantes universitários e à pessoas apaixonadas por moda praia e design de moda.

Montagem de Moda Praia (costura)

MATRÍCULAS ABERTAS                                                             Professor: Rogério Santinni

                      Módulo Completo:

Terça-feiras: 09:00 às 13:00 Unidade São Cristóvão

Sexta-feiras: 09:00 às 13:00 Unidade Centro

Duração do curso: 4 meses

Neste curso o aluno aprenderá a costurar peças em  tecidos elásticos como, Lycra, Meryl, Suplex, entendendo os principais acabamentos na construção dessas peças. Os modelos apresentados serão sempre os que estiverem em alta no mercado e também modelos essenciais para o aprendizado. Aplicações de elásticos rebatidos ou embutidos nos modelos, aplicações de viés simples, aplicações de canais para suporte de aro de bojo, forração, fechamentos de pences, modelos embutidos, amarrações, modelos torcidos, forrações de bojos pré-moldados, transpassados, franzidos. Biquínis duas peças, maiôs e sungas, halter tops, hot pants entre outros. Conhecerá os aparelhos de viés, com e sem elástico em diversas espessuras e tipos de dobras, aparelhos de vivo, aparelho de aplicação de canal e entenderá a utilização de cada um deles em cada modelo proposto em sala de aula pelo professor. Utilizando máquinas industriais como a reta, overloque de 3, 4 e 5 fios, zig e zag, colarete, overloque com Zero Max, duas agulhas, mosqueadeira, entre outras. 

Este curso é direcionado a:

Profissionais e estudantes da área de moda em geral, designers de moda, estilistas, ilustradores de moda, modelistas, costureiras, costureiras pilotistas, faccionistas de moda praia, fitness e moda íntima, bordadeiras, estudantes universitários e à pessoas apaixonadas por moda praia e design de moda.

Produção de Moda e Stylist

MATRÍCULAS ABERTAS                                                                 Professor: Rogério Santinni

                      Módulo Completo:

Terça-feiras: 09:00 às 13:00 Unidade São Cristóvão

Sexta-feiras: 09:00 às 13:00 Unidade Centro

Duração do curso: 6 meses

Nesse curso, o aluno começa a compreender e a conhecer melhor a carreira de Produtor de Moda e Stylist, entendendo suas principais funções e atuações no concorrido e seleto mundo da moda. Aprende a organizar e gerenciar produções, definir padrões, cores, efeitos a partir de tendências e a fazer ambientação para ensaios fotográficos, editoriais de moda, catálogos de lançamentos de coleções, books de modelos, lançamentos de matéria prima do setor de vestuário, desfiles de moda, entre outros eventos. Aprende também que esse profissional, pode atuar não só apenas no setor de vestuário, mas também em produções televisivas, definindo modelos de vestuário e acessórios que caracterizem personagens, em comerciais e campanhas publicitárias, produções teatrais e até mesmo cinematográficas. Onde possa haver pessoas vestidas, existe uma oportunidade em potencial para a atuação deste profissional, que por muitas vezes trabalha por conta própria ou através de contratos de free-lancer e pode faturar muito, com a possibilidade real de alcançar fama e prestígio num setor mega concorrido. Aprende também sobre a necessidade de  ter um grande senso de responsabilidade, a criar um network bem alinhado e de potencial, a ter espírito de trabalho em equipe e a cumprir com horários marcados e com as entregas, em perfeito estado, de peças e acessórios utilizados nas suas produções. O curso proporciona também habilidades para criar um portfólio profissional e dá dicas de como atrair o setor para o seu trabalho, através da internet.

Este curso é direcionado a:

Profissionais da área de moda em geral, fotógrafos, maquiadores, cabeleireiros, proprietários de lojas de vestuário, vitrinistas e profissionais de visual merchandising,  estudantes universitários e à pessoas apaixonadas por moda e design.

Modelagem Feminina Interpretação

MATRÍCULAS ABERTAS                                                                 Professor: Rogério Santinni

                      Módulo Completo:

Terça-feiras: 09:00 às 13:00 Unidade São Cristóvão

Sexta-feiras: 09:00 às 13:00 Unidade Centro

Duração do curso: 4 meses

Neste curso, o aluno utilizará as bases de modelagem tamanho 40 construídas a partir de tabelas de medidas industriais, utilizadas no mercado de moda atual em empresas do setor, para desenvolver interpretações de vestidos, calças, saias, blusas, shorts, terninhos e macacões em modelos diversos e que seguem as tendências do mercado. dentro do programa do curso serão apresentados modelos de transpasses de abotoamentos, simples, duplos e embutidos, recortes e transferências de pences, franzidos, drapeados, pregas, tipos de decotes, modelos de golas postiças e inteiriças, mangas interpretadas, paths,  fendas, modelos de cós, retos e anatômicos, limpezas e acabamentos internos, modelos de bainhas chuleadas, com dobras cortes à fio, tipos de costuras a serem aplicados entre outros, serão apresentados e desenvolvidos nos modelos em sala de aula. Assim como ajustes de decotes, cavas e ganchos e detalhes de forrações de modelos, aberturas e volumes inseridos a partir das bases corporais, como feito na indústria. 

PRÉ-REQUISITO

Para este curso o aluno tem que ter feito ao menos um curso básico de modelagem, corte e costura.

Este curso é direcionado a:

Profissionais e estudantes da área de moda em geral, designers de moda, estilistas, ilustradores de moda, modelistas, costureiras, costureiras pilotistas, faccionistas em geral, bordadeiras, estudantes universitários e à pessoas apaixonadas por moda e design de moda.

Adereços e Adereçamento de Figurinos 

MATRÍCULAS ABERTAS                                                                   Professor: Rogério Santinni

                      Módulo Completo:

Sexta-feiras: 14:00 às 17:30 Unidade Centro

Duração do curso: 6 meses

Neste curso, o aluno conhecerá vários processos de construção de adereços, em especial para cabeças e headpieces e também aprenderá como adereçar peças de figurinos agregando valor visual e detalhes imprescindíveis para o reconhecimento e leitura dos mesmos. O curso tem foco no ensino de várias técnicas reunidas, com a utilização dos mais diversos materiais utilizados nos atelies que desenvolvem fantasias e figurinos para carnaval, teatro e televisão, tais como processos de aramagem em papelão, utilização correta de cola fria e cola quente, trabalhos com arte plumária e aplicações de pedras e strass, costura manual de adereços, utilização de placas de acetato ou emborrachado, aplicações de peças metálicas e de acrílico, entre outras serão abordadas durante o curso. Bem como o ensino para reconhecimento de materiais específicos, como galões, cordonês, tipos e variações de penas, paetês avulsos ou em fios, peças de metal e plástico ABS, peças cromadas, couro natural e sintético, franjas, canutilhos, miçangas, contas de madeira e etc... Sugestão de montagem de catálogo de materiais e penas, de acordo com o desenvolvimento de cada turma e ou objetivos individuais.

Este curso é direcionado a:

Profissionais e estudantes da área de moda, carnavalescos, desenhistas de figurinos, blogueiros, formadores de opinião, designers de moda, estilistas, aderecistas, artesãos, ilustradores de moda, modelistas, costureiras, bordadeiras, estudantes de arte em geral e à pessoas apaixonadas por moda, design e carnaval.

Desenho e Ilustração de Moda 

MATRÍCULAS ABERTAS                                                             Professor(a): Claudia Cardoso  

                      Módulo Completo:

Terça-feiras: 09:00 às 13:00 Unidade São Cristóvão

Sexta-feiras: 09:00 às 13:00 Unidade Centro

Duração do curso: 4 meses

Nosso curso de Desenho e Ilustração de Moda proporciona ao aluno, entender as diferenças estabelecidas entre a figura humana, a figura de moda e o próprio desenho técnico e a partir deste entendimento aprender a desenhar a representar a figura de moda em poses que facilitem a interpretação das peças a serem apresentadas com seus devidos detalhes, volumes e caimentos bem representados. Na ilustração, as técnicas de aplicações de cores e sombreados, movimentos de variados tipos de tecidos, volumes e proporções do vestuário sobre o croqui, com um estudo sobre técnicas de ilustração de moda de grandes designers e experts no assunto, contando com uma vasta biblioteca de pesquisa e materiais didáticos à sua inteira disposição, para serem utilizados em sala de aula, como marcadores importados, lápis de cor aquareláveis, nanquins coloridos, aquarelas, marcadores metálicos, utilização correta dos grafites para cada tipo de trabalho. O aluno direciona o próprio aprendizado de acordo com seu interesse direto, logo assim que passa pela primeira fase de aprendizado, que é a base para iniciar seus projetos e definir seu estilo de croqui. Porque aqui você, aprende fazendo!

Este curso é direcionado a:

Profissionais e estudantes da área de moda em geral, designers de moda, estilistas, ilustradores de moda, modelistas, costureiras, costureiras pilotistas, faccionistas de moda praia e fitness e moda íntima, bordadeiras, estudantes universitários e à pessoas apaixonadas por moda e design de moda em geral.

Técnicas de Upcycling na Moda

(Renovação de Roupas) NOVO

MATRÍCULAS ABERTAS                                                               Professor(a): Roberto Mendes

                      Módulo Completo:

Terça-feiras: 09:00 às 13:00 Unidade São Cristóvão

Sexta-feiras: 09:00 às 13:00 Unidade Centro

Duração do curso: 3 meses

                                                              

Neste curso, o aluno aprenderá que o conceito de Upcycle vai muito além de simplesmente transformar uma roupa com criatividade para ser reutilizada como uma nova peça e sim compreender que o descarte de peças de vestuário usadas, no meio ambiente colabora negativamente com os conceitos de sustentabilidade observados no mundo inteiro e em especial no setor do vestuário, que já carrega a má fama de ser um dos maiores vilões contra a preservação do meio ambiente, por conta do crescimento desenfreado do fast fashion. A moda sustentável atual entende que o conceito de reavaliar nossos guarda-roupas e repensar num novo ciclo de utilização das nossas roupas, sem que essas peças necessitem ter aparência de garimpadas em brechós, mesmo os mais fashionistas, gera inúmeras oportunidades de novos serviços e de novos negócios. Entender o conceito do slow fashion, do faça você mesmo a sua roupa, para ajudar a reduzir o consumo desnecessário em escala mundial e fazer parte desse movimento em prol do nosso planeta. 

Este curso é direcionado a:

Profissionais e estudantes da área de moda em geral, designers de moda, estilistas, ilustradores de moda, modelistas, costureiras, costureiras pilotistas, faccionistas em geral, bordadeiras, estudantes universitários e à pessoas apaixonadas por moda e design.

Desenho e Ilustração de Figurinos

MATRÍCULAS ABERTAS                                                                           Professor(a): João Torres

                      Módulo Completo:

Quarta-feiras: 09:00 às 13:00 Unidade São Cristóvão

Sexta-feiras: 13:30 às 17:30 Unidade Centro

Duração do curso: 4 meses

Nosso curso de Desenho e Ilustração de Figurinos colabora como uma ferramenta de apresentação dos trajes e adereços pertinentes à um figurino idealizado através de um croqui, seja ele de teatro, televisão, cinema, circo e principalmente carnaval. Na ilustração, as aplicações de texturas, volumes e sobreposições, detalhando o figurino ao máximo, para uma leitura impecável do personagem e da sua representação dentro do contexto apresentado. Facilitando assim o telespectador a compreender a indumentária e suas referências de época, etnia, localização temporal, entre outras informações para o reconhecimento visual desse personagem. O aluno direciona o próprio aprendizado de acordo com seu interesse direto, logo assim que passa pela primeira fase de aprendizado, que é a base para iniciar seus projetos e definir seu estilo de croqui. Porque aqui você, aprende fazendo!

Este curso é direcionado a:

Profissionais e estudantes da área de moda em geral, designers de moda, estilistas, ilustradores de moda, modelistas, costureiras, costureiras pilotistas, faccionistas em geral, bordadeiras, estudantes universitários e à pessoas apaixonadas por moda praia e design de moda.

Costura Plana e de Tecidos Elásticos

MATRÍCULAS ABERTAS                                                                        Professor(a): Maria Alice

                      Módulo Completo:

Terça-feiras: 09:00 às 13:00 Unidade São Cristóvão

Sexta-feiras: 09:00 às 13:00 Unidade Centro

Duração do curso: 6 meses

Quintas-feiras - 09:00  às 13:00                                                

Quintas-feiras -14:00 às 18:00                                                                

Neste curso, o aluno aprenderá a costurar peças em tecido plano e em tecidos elásticos, entendendo os processos de manipulação e utilização das máquinas industriais necessárias para a confecção de peças do vestuário com acabamentos industriais, como overloques 3/4/5 fios, retas, colaretes, zig-zag assim como a utilização de aparelhos que auxiliam estes processos, como aparelho Zero Max (para aplicação de elásticos), aparelhos de viés, reguladores de bainha, aplicadores de ilhós e botões de pressão, caseadores, calcadores de zíper, franzidores, pregueadores, pespontadores e etc... Tudo isso utilizando as máquinas industriais para montar os modelos sugeridos em sala de aula pelos professores com aplicações de zíper, fechamento de peças, aplicações de viés, montagem de recortes, abotoamentos, montagem de bolsos, pregas religiosas e diagonais, aplicações de cós entre outros.

Este curso é direcionado a:

Profissionais e estudantes da área de moda em geral, designers de moda, estilistas, artesãos, ilustradores de moda, modelistas, costureiras, costureiras pilotistas, faccionistas em geral, bordadeiras, estudantes universitários e à pessoas apaixonadas por moda e design.

Modelagem e Interpretação de Moda Íntima Feminina NOVO

MATRÍCULAS ABERTAS                                                             Professor: Rogério Santinni

                      Módulo Completo:

Quarta-feiras: 09:00 às 13:30  Unidade Centro

Duração do curso: 6 meses

Neste curso, o aluno serão ensinados os desenvolvimentos das bases corporais  de peças íntimas, sobre um manequim de draping/moulage da Draft Manequins e a partir dessa base, serão desenvolvidos modelos de sutiãs com recortes e bojos, bodies, baby dolls caleçons, corselês, camisolas e calcinhas entre outros, que depois serão gradados em sala de aula a partir de tabelas de medidas industriais, utilizadas no mercado de moda atual em empresas do setor. No conteúdo, estão previstos modelos em renda e lycra lingerie, com aplicações de tule, modelos em cetim, e com detalhes decorativos em viés. forrações de peças, instruções de aplicação de elásticos de bico, México etc.. Modelos com recortes, franzidos, pregas, tules em peças que seguem as tendências da moda atual. Informações de tipos de costuras a serem aplicados em cada modelo, serão apresentados e desenvolvidos nos modelos em sala de aula. Assim como ajustes e regulagens de alças, aplicações de bojos pré-moldados, enchimentos, aplicações de rendas e etc...

PRÉ-REQUISITO

Para este curso o aluno tem que ter feito ao menos um curso básico de modelagem, corte e costura em tecidos elásticos.

Este curso é direcionado a:

Profissionais e estudantes da área de moda em geral, designers de moda, estilistas, ilustradores de moda, modelistas, costureiras, costureiras pilotistas, faccionistas de moda íntima em geral, bordadeiras, estudantes universitários e à pessoas apaixonadas por design de moda íntima.

Estes e outros Workshops e Oficinas dependem de confirmação prévia do interessado em relação ao número de vagas que estão sendo oferecidas em cada turno. Essa confirmação depende de contato direto com o instituto via telefone para que a sua inscrição seja efetuada e você receba um e-mail de confirmação com uma senha que será apresentada no dia do evento!

Entre em contato conosco para esclarecer dúvidas, obter informações sobre os cursos de seu interesse, adquirir nossos materiais de apoio, como os kits de réguas e bases corporais em acrílico, saber sobre a duração dos nossos cursos e até mesmo sobre nossos conteúdos programáticos.

Tenha sua melhor experiência no aprendizado profissionalizante do setor de moda, carnaval e figurinos, que fará você entrar para o mercado de trabalho com a chancela mais requisitada por empresas e profissionais do mercado de moda na atualidade, a do INSTITUTO DE MODA ROGÉRIO SANTINNI.

NOSSOS ENDEREÇOS

Unidades Rio De Janeiro

Rua General Argolo, 167- sobrado

São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ (Sede)

Tel.:+55 (021) 32347344/ 969308563

Rua  República do Líbano, 27- 2º e 3º andar Centro do Rio de Janeiro - RJ (Filial 01)

Tel.:+55 (021) 32347344/ 969308563

 

Unidade São Paulo

Rua: General Jardim, 645 - Conj, 32

Vila Buarque - São Paulo - SP (Filial 02)

E-MAIL contato@institutorogeriosantinni.com.br

WHATSAPP

(021) 969308563

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Seg - Sex: 9:30 - 22:00hs

Sábados: 9:30 - 18:00hs

 

        © 2016 Criado por Rogério Santinni e Ana Luiza Althoff. 

Professora Priscila Carvalho

Tecnóloga em Produção do Vestuário pelo SENAI - CETIQT; Pós Graduada em Ensino Superior pela UCAM - Universidade Cândicdo Mendes;